Economia

PIB brasileiro cresce 0,1% em outubro, aponta da FGV

No entanto, consumo das famílias retrai após meses de alta

Por Da Redação
Ás

PIB brasileiro cresce 0,1% em outubro, aponta da FGV

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro registrou um crescimento de 0,1% em outubro em comparação com setembro, de acordo com dados do Monitor do PIB divulgados pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV). O desempenho do PIB de outubro de 2023 apresentou um avanço de 2,4% em relação ao mesmo período de 2022.

Juliana Trece, coordenadora do Monitor do PIB - FGV, ressaltou que após dois meses consecutivos de retração, a atividade econômica apresentou uma variação positiva em outubro, impulsionada pela indústria e pelos serviços. No entanto, ela destacou a retração de 0,5% no consumo das famílias, após quatro meses consecutivos de alta, afirmando que esse resultado merece atenção devido ao impacto relevante do consumo no desempenho econômico de 2023.

Os dados do Monitor do PIB adiantam a tendência do índice econômico principal a partir das mesmas fontes de dados e metodologia usadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o cálculo oficial das Contas Nacionais.

No acumulado dos últimos 12 meses até outubro, a atividade econômica obteve um crescimento de 2,9%. Já no trimestre móvel encerrado em outubro, em comparação com o mesmo período do ano anterior, o PIB apresentou uma expansão de 2%, com o consumo das famílias aumentando 2,6%.

A Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), que mede os investimentos no PIB, registrou uma retração de 6,2% no trimestre até outubro de 2023 em relação ao mesmo período de 2022. Isso se deve principalmente à queda nos segmentos de máquinas, equipamentos e construção.

As exportações de bens e serviços cresceram 11,4% no trimestre encerrado em outubro de 2023, impulsionadas por produtos agropecuários e extrativos minerais, enquanto as importações caíram 5,4%, principalmente devido à menor entrada no país de bens intermediários importados.

Em valores correntes, o PIB alcançou aproximadamente R$ 8,950 trilhões no acumulado de janeiro a outubro. A taxa de investimento da economia foi de 17,1% em outubro.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.