PIB chinês cresce 4,9% no 3º trimestre de 2020
País se recupera gradativamente do impacto da pandemia do coronavírus
Foto: Reprodução
Ao ser comparado com o 3º trimestre de 2019, a economia da China cresceu 4,9% no mesmo período deste ano, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (19). Apesar do acréscimo, o resultado ficou abaixo das expectativas dos economistas, que previam alta de 5,2%.
Os dados divulgados nesta segunda mostram que o avanço do Produto Interno Bruto (PIB) do gigante asiático é de 0,7% nos primeiros nove meses do ano na comparação com 2019, enquanto a maioria das principais economias do mundo continuam sofrendo as consequências da pandemia de Covid-19.
A China tem a segunda maior economia do mundo e se recupera gradativamente do baixo crescimento observado nos primeiros meses, ao ser impactada pela pandemia de Covid-19 e registrar tombo de 6,8%.
Para auxiliar da retomada da economia, a China implementou uma série de medidas, a exemplo de aumento dos gastos fiscais, redução de impostos e cortes nas taxas de empréstimos e garantia de empregos.
Até o momento, o gigante asiático foi o primeiro país a retomar a atividade econômica e deve ser a única grande economia a registrar um crescimento neste ano. O Fundo Monetário Internacional (FMI) projeta um crescimento de 1,9% para o PIB da China em 2020, bem abaixo do avanço de 6,1% registrado em 2019.
Para os Estados Unidos, por exemplo, a projeção é de uma queda de 4,3% em 2020. Para a Alemanha, a previsão é de um tombo de 6%. Já para o Reino Unido o FMI estima uma retração de 9,8%.