PIB global concentra um terço em 20 megalópoles
São Paulo e Rio de Janeiro estão inclusos
Foto: Reprodução
As 20 megalópoles do planeta concentram 9% da população e 35% do PIB (Produto Interno Bruto) global, o equivalente a 30 trilhões de dólares, de acordo com um relatório da consultoria Euromonitor divulgado nesta semana. Megalópoles são aglomerações de duas ou mais metrópoles que formam uma área urbana contínua e integrada.
Sete megalópoles estão na América do Norte, incluindo a maior delas: Boston-Washington, com um PIB de US$ 4,5 trilhões. Se fosse um país, seria a quarta maior economia do planeta, atrás apenas de EUA, China e Japão.
Já a megalópole formada pela concentração de São Paulo e Rio de Janeiro é a única da América Latina e também aquela com a menor renda mediana. SP-RJ também é onde as pessoas gastam uma maior proporção da sua renda mediana com transporte (19,1%) – um dos maiores desafios, aliás, para que as megalópoles atinjam seu potencial.
A falta de transporte ferroviário de alta velocidade é destacada como uma deficiência especialmente das megalópoles americanas. E de forma geral,segundo o portal EXAME, governos e empresas precisam entender que a força das megalópoles vem de fatores como economias de escala e mercados de trabalho densos, e investir para potencializá-los.