Michel Telles

Pilates reduz sintomas da dor lombar crônica na gravidez, aponta estudo

Aos detalhes...

Por Michel Telles
Ás

Pilates reduz sintomas da dor lombar crônica na gravidez, aponta estudo

Foto: Arquivo

 A gravidez pode ser um momento muito especial na vida de uma mulher. Porém, grande parte das gestantes pode sofrer de dor lombar crônica ao longo da gestação.

A boa notícia é que os exercícios de Pilates são eficazes para reduzir a dor e a incapacidade relacionadas à dor nas costas. Essas foram as conclusões de um estudo, publicado no  Journal of Back and Musculoskeletal Rehabilitation.
 
Segundo a fisioterapeuta Walkíria Brunetti, especialista em Pilates, ganho de peso, alterações posturais e flutuação hormonal na gravidez podem causar problemas no sistema musculoesquelético.
 
“Na gestação, é secretada pela placenta a relaxina, um hormônio necessário para o relaxamento dos ligamentos pélvicos e de suporte a coluna. O objetivo é preparar o corpo para o parto. Entretanto, isso pode desencadear a lombalgia e dores na região pélvica. Estima-se que metade das gestantes apresenta essa condição”.
 
Como resultado, muitas mulheres podem ter dificuldade para realizar atividades da vida diária.Além disso, as dores afetam o sono e a qualidade de vida em geral.

“Espera-se que a gravidez seja um momento gratificante para as mulheres. Mas, infelizmente, as dores crônicas podem levar a uma incapacidade momentânea, que prejudica globalmente a saúde da gestante”, comenta Walkíria.  
 
Pilates na gravidez

Muitos estudos ao longo dos anos já comprovaram a eficácia do Pilates para melhorar os sintomas de dores na coluna na população em geral. Esse estudo é importante, pois reforça os resultados positivos do método também durante a gestação.
 
Walkíria explica que o Pilates aumenta a estabilidade lombar e pélvica, melhora a postura, treina a respiração e aumenta a força e a flexibilidade. “A abordagem Pilates concentra-se em usar ativamente os músculos do CORE para estabilizar a musculatura que sustenta a coluna”.
 
Há evidências robustas de que o Pilates também melhora o sono, controla a glicemia e reduz os sintomas da ansiedade e do estresse.

“Sabemos que a dor lombar na gestação afeta o sono. A gravidez também altera a glicemia, com maior risco de desenvolver a diabetes gestacional. Por fim, a gestação pode ser um momento de maior ansiedade”, cita Walkíria.
 
Portanto, o Pilates pode ser uma escolha segura e eficaz durante a gravidez, com benefícios globais para a saúde da mulher nessa fase tão especial.

“Vale ressaltar que o ideal é procurar um profissional especializado em Pilates, num espaço seguro e preparado para atender gestantes”, finaliza Walkíria.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário