• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Piloto acusado de causar acidente entre lanchas tem prisão preventiva decretada

Piloto acusado de causar acidente entre lanchas tem prisão preventiva decretada

O choque entre as embarcações matou dois turistas na ilha de Bioipeba

Por Da Redação
Ás

Piloto acusado de causar acidente entre lanchas tem prisão preventiva decretada

Foto: Reprodução/Redes Sociais

O piloto da lancha que colidiu contra outra embarcação na ilha de Boipeba, que pertence ao município de Cairu, no baixo sul da Bahia, teve prisão preventiva decretada na terça-feira (2), após audiência de custódia. A informação foi divulgada por José Raimundo Nery Pinto, coordenador regional da 5ª Cordenadoria Regional de Polícia Civil (Coorpin), em Valença, responsável pelas investigações, na quarta-feira (3).

O acidente ocorreu na tarde da última sexta-feira (29), e deixou dois turistas mortos e outras duas pessoas feridas, entre elas, o piloto da embarcação atingida.

O acusado, Aldir do Rosário Amor Divino, foi preso em flagrante horas depois e foi transferido para o presídio de Valença ainda na quarta-feira, segundo a Polícia Civil.

"Vai terminar sendo uma pena até maior do que homicídio, porque no caso de homicídio, a gente ia ter que apurar se era culposo, que a pena não é tão grave, ou doloso, com a pena de dolo eventual", detalhou José Raimundo.

Segundo testemunhas, Aldir prestou socorro às vítimas, porém, fugiu pouco depois e foi localizado com sinais de embriaguez. Passageiros também afirmaram ter visto o homem ingerindo bebida alcoólica durante o passeio.

Apesar disso, o teste do bafômetro ao qual ele foi submetido não detectou presença de álcool. Para o delegado, isso provavelmente se deve ao intervalo de tempo entre o acidente, ocorrido por volta das 15h, e o exame, realizado em torno de 23h do mesmo dia, pela Marinha.

O resultado do procedimento deverá sair no início da próxima semana, mesmo prazo em que serão apresentados aos autos do inquérito. Se comprovado que o homem fazia uso de álcool durante o trabalho, ele será tratado como reincidente. Isso porque, meses atrás, Aldir se envolveu em outro acidente após pilotar lancha ingerindo bebida alcoólica. Na ocasião, uma pessoa se feriu.

Operação Verão

A CPBA (Capitania dos Portos da Bahia) vem intensificando, desde o dia 15 de dezembro, as Ações de Fiscalização do Tráfego Aquaviário (AFTA) em sua área de jurisdição, inclusive em Morro de São Paulo, Boipeba e Valença, localizadas no Arquipélago de Cairu (BA), com o objetivo de garantir a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana no mar e a prevenção da poluição hídrica causada por embarcações. 

A Operação Verão está sendo conduzida, até o mês de fevereiro, em todo o litoral brasileiro e águas interiores. No período, além da fiscalização, há campanhas educativas com o propósito de conscientizar condutores e passageiros sobre as boas práticas para uma navegação segura.

A CPBA e suas Organizações Militares subordinadas, em Porto Seguro e Ilhéus, são responsáveis por cerca de 32 mil amadores inscritos e 27 mil embarcações cadastradas, em um total de 1.183 km de extensão da costa baiana.

Durante toda a Operação Verão, as AFTA estão reforçadas com o emprego de, aproximadamente, 300 militares, que compõem equipes extras de Inspeção Naval, atuando nos mais de mil quilômetros de litoral, rios e na Baía de Todos-os-Santos, a segunda maior baía natural do mundo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário