Mundo

Piloto fotografa momento em que aeronave atravessa aurora boreal

Imagem foi registrada em 12 de outubro, no Alasca

Por Da Redação
Ás

Piloto fotografa momento em que aeronave atravessa aurora boreal

Foto: Terry Brown/Space Weather

O piloto Terry Brown fotografou o momento no qual a aeronave que conduzia passou no meio das luzes azuladas da aurora boreal. A imagem registrada pelo piloto foi feita em 12 de outubro durante um voo entre a cidade de Nova Iorque e Anchorage, no Alasca, nos Estados Unidos. O fenômeno foi gerado por uma tempestade geomagnética, uma das mais fortes ocorridas em anos, de acordo com informações da MetSul Meteorologia. A aurora pôde ser observada na América do Norte, Islândia e Norte da Europa. 

Nas redes sociais, foram compartilhadas fotos em quase todo o Canadá e em pelo menos 15 estados americanos. Ainda segundo a MetSul, o fenômeno não tem efeitos perceptíveis no Brasil e o máximo que pode ocorrer é alguma interferência no sinal de televisão por satélite. Os lugares mais impactados ficam próximos aos polos do planeta. Nessas áreas, o fenômeno pode provocar problemas na rede elétrica, disparos de alarmes, interferências em GPS e problemas na propagação de ondas de rádio.

Embora seja popularmente conhecida como aurora boreal, o fenômeno da natureza tem nomes diferentes a depender da localização em que ele ocorre. Segundo o Laboratório de Paleomagnetismo da Universidade de São Paulo (USP), o nome genérico é aurora polar, mas quando as luzes aparecem no Hemisfério Norte, são chamadas de aurora boreal ou luzes do Norte. Já quando estão no Hemisfério Sul, o nome é aurora austral.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário