• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Pix deve virar opção para empréstimos e substituir cartões de crédito, diz presidente do Banco Central
Economia

Pix deve virar opção para empréstimos e substituir cartões de crédito, diz presidente do Banco Central

Campos Neto anunciou planos para uso ampliado do Pix e medidas para o fim do crédito rotativo

Por Da Redação
Ás

Pix deve virar opção para empréstimos e substituir cartões de crédito, diz presidente do Banco Central

Foto: Agência Brasil

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, revelou nesta sexta-feira (11), que a instituição está explorando a possibilidade de oferecer crédito por meio do sistema Pix aos consumidores, apresentando uma alternativa aos tradicionais cartões de crédito.

Durante um encontro promovido pela Associação Comercial do Paraná, Campos Neto explicou que a visão de futuro inclui a integração do Pix com outras opções de produtos financeiros, permitindo aos usuários realizar operações de crédito diretamente através da plataforma. Ele enfatizou que esta iniciativa pode eventualmente eliminar a necessidade de possuir um cartão de crédito.

O anúncio ocorreu um dia após o presidente do BC ter adiantado aos senadores a intenção de acabar com o sistema de crédito rotativo nos cartões, substituindo-o por alternativas mais vantajosas para os consumidores. Campos Neto indicou que uma das abordagens em análise é a cobrança de uma tarifa para compras parceladas com prazos mais longos.

Ele destacou a importância de medidas para resolver o problema do crédito rotativo e informou que um grupo de trabalho, composto pelo BC, Ministério da Fazenda e instituições bancárias, está trabalhando para apresentar uma solução ao Conselho Monetário Nacional (CMN) nos próximos 90 dias.

O sistema Pix, lançado em 2022 como uma plataforma instantânea de pagamentos, está passando por testes para expandir suas funcionalidades, incluindo agendamento de pagamentos e pagamentos parcelados, marcando uma nova era nas transações financeiras no país.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário