Placar momentâneo no STF sobre 'revisão da vida toda' é favorável aos segurados do INSS
Atualmente, o julgamento está 3 a 1 a favor dos segurados
Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil
O julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a revisão da vida toda das contribuições à Previdência Social está, atualmente, 3x1 favorável aos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A expectativa é a de que a votação ocorra até a sexta-feira da próxima semana (1).
Até a última atualização, os ministros Cristiano Zanin, Luís Roberto Barroso e Rosa Weber, atualmente ministra aposentada, apresentaram voto divergente daquele do relator, o ministro Alexandre de Moraes.
A votação acontece de forma virtual. Neste formato, não aparecem os detalhes do voto e não há discussão, apenas a decisão de cada ministro. Se houver um pedido de vista (mais tempo para analisar o caso), o julgamento será suspenso.
O que é a revisão
A nova medida permite que os segurados escolham a regra mais vantajosa para calcular a aposentadoria, levando em consideração toda a vida contributiva, exceto o auxílio-maternidade. No entanto, essa regra só se aplica aos que se aposentaram nos últimos dez anos e solicitaram a aposentadoria antes da reforma da Previdência de 2019.