Mundo

Planalto nega não ter convidado Zelensky para posse de Lula

Em nota, governo brasileiro afirmou que, na época, Zelensky alegou que não poderia vir em razão da guerra.

Por Da Redação
Ás

Planalto nega não ter convidado Zelensky para posse de Lula

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O Palácio do Planalto negou que Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, não tenha sido convidado para a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em janeiro. O esclarecimento foi dado nesta segunda-feira (11), após Zelensky ter dito, em entrevista no domingo (10), que não foi convidado para a posse de Lula.

Questionado sobre ter ido à posse do presidente da Argentina, Javier Milei, neste domingo (10), e não ter comparecido à de Lula, o presidente ucraniano afirmou não ter recebido o convite. 

"Não fui à posse de Lula porque não fui convidado. Aqui, Milei me ligou e convidou. Se me chamarem para ir ao Brasil, eu vou. Já convidei Lula para ir à Ucrânia", respondeu o presidente da Ucrânia.

Questionado sobre essa versão, o Palácio do Planalto explicou que Zelensky foi convidado, mas alegou que não poderia vir ao Brasil, em razão da guerra contra a Rússia. A Ucrânia decidiu enviar a vice-primeira-ministra, Yulia Svrydenko.

"Houve convite para o presidente da Ucrânia vir a posse. A Ucrânia enviou a vice-primeira-ministra, Yulia Svyrydenko, que se reuniu com Lula no dia 31 de dezembro de 2022. Ela trouxe os cumprimentos de Zelensky e disse que ele não pôde vir devido à guerra com a Rússia. O encontro foi público", escreveu o Planalto em nota.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário