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Plataforma Não Me Perturbe fecha 2022 com 11 milhões de cadastros

O resultado representa um crescimento de 1,45 milhão de número em relação ao ano anterior

Por Da Redação
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Plataforma Não Me Perturbe fecha 2022 com 11 milhões de cadastros

Foto: Agência Brasil

A plataforma de bloqueio de chamadas não desejadas, Não Me Perturbe, fechou o ano de 2022 com 11 milhões de números de telefone cadastrados. O resultado representa um crescimento de 1,45 milhão de número em relação ao ano anterior.

Segundo a Conexis Brasil Digital, que reúne as empresas de telecomunicações e de conectividade, o número de cadastros equivale a 3,8% da base de 288,6 milhões de telefones fixos e móveis existentes no Brasil. Em funcionamento desde 2019, a plataforma bloqueia ligações indesejadas de telemarketing. O mecanismo, no entanto, não bloqueia ligações, por exemplo, de planos de saúde ou de redes varejistas.

A maioria dos números bloqueados está no estado de São Paulo, com 5,17 milhões de números registrados. O estado também concentra a maior base de clientes do país, com 87 milhões de celulares e de telefones fixos. O Distrito Federal tem a maior proporção de telefones cadastrados na plataforma, com 7,1% da base de telefones fixos e móveis do DF.

Bloqueio

Quem quiser bloquear seus números de celular e telefone fixo para não receber ligações de telemarketing desses dois setores (telecomunicações e crédito consignado) deve fazer o cadastro diretamente no site Não Me Perturbe ou por meio dos Procons em todo o país. O bloqueio ocorre em até 30 dias após o cadastro no site.

A plataforma Não Me Perturbe faz parte das medidas de autorregulação do setor para melhorar a relação com os consumidores. O número de cadastrados cresceu ano a ano, mas só superou a marca de 10 milhões em 2022. Em novembro do ano passado, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o volume de queixas caiu 29% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

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