PM que negou ajuda a jovem negro ameaçado em SP responderá criminalmente pela omissão
Caso aconteceu no último domingo (12)
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Uma policial militar, que negou ajuda a um jovem negro que sofreu ameaças de um homem armado, irá responder criminalmente pelo comportamento. O caso na frente da estação de metrô Carandiru, no último domingo (12). Além da recusa, a PM chega a agredir o jovem com um chute na barriga.
No vídeo que circula nas redes sociais, é possível ver um homem segurar o rapaz pelo pescoço proferindo ofensas contra ele. Outras pessoas presentes no local gritam o acusando de roubo. Depois, o homem aponta uma arma para o jovem e uma mulher fica entre os dois para evitar acidentes. A policial presencia toda a cena e não intervém em nenhum momento.
Questionada pelo se não interviria, ela apenas afirma “liga para o 190”. Quando o jovem se aproxima para pedir ajuda, ela nega e afasta o jovem com um chute na barriga.
A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) identificou a policial militar e afirmou que a PM irá responder criminalmente e disciplinarmente pela omissão registrada em vídeo.
A entidade afirmou em nota que a atitude da mulher “não condiz com as expectativas da sociedade e muito menos com as responsabilidades do profissional de segurança pública, que deve agir prontamente sempre que presenciar um crime, estando ou não em serviço”. A conduta da PM foi considerada grave pela entidade.