PM reformado é denunciado por tentativa de homicídio contra estudante e mototaxista no RJ
Ministério Público pede prisão preventiva do policial

Foto: Henrique Coelho/G1
O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) denunciou o policial militar reformado Carlos Alberto de Jesus por duas tentativas de homicídio duplamente qualificadas contra Igor Melo de Carvalho, estudante e torcedor do Botafogo, e Thiago Marques Gonçalves, mototaxista. O órgão também solicitou à Justiça a prisão preventiva do agente.
A denúncia foi formalizada na quinta-feira (27) e divulgada na sexta-feira (28). Igor foi baleado durante a ação do PM, no dia 24 de fevereiro, na zona Norte do Rio, e precisou passar por cirurgia, chegando a perder um órgão. Ele recebeu alta após cinco dias internado no Hospital Estadual Getúlio Vargas.
Na época, tanto Igor quanto Thiago foram presos após depoimento da esposa do policial, Josilene da Silva Souza, que os acusou de tentativa de roubo. No entanto, a Promotoria apontou que a mulher apresentou versões contraditórias e a denunciou por falso testemunho. Em 8 de março, a Justiça arquivou a acusação contra as vítimas e determinou a devolução da motocicleta apreendida.
Imagens de câmeras de segurança, registros eletrônicos e mensagens de celular confirmaram que Igor havia acabado de sair do trabalho e Thiago estava realizando uma corrida por aplicativo quando foram alvejados. O estudante, que também trabalha como garçom e ambulante, estava a caminho de casa quando foi baleado nas costas pelo PM, que teria confundido os dois com suspeitos de um assalto.
Em nota, a Polícia Militar informou que agentes do 16º BPM (Olaria) foram acionados para uma ocorrência de invasão a domicílio na Avenida Lobo Júnior, na Penha, onde souberam que dois homens em uma motocicleta haviam sido atingidos por disparos de um veículo desconhecido. No dia seguinte, Carlos Alberto se apresentou na 22ª Delegacia de Polícia (Penha) como autor dos tiros, afirmando que sua esposa reconheceu o condutor da moto como um dos responsáveis pelo roubo de seu celular.
A Polícia Civil segue investigando o caso.
A torcida organizada Fúria Jovem do Botafogo manifestou apoio a Igor, definindo-o como um “trabalhador incansável e exemplo de integridade”. Casado com a doula Marina Moura, ele é pai de Jonas, de três anos, e administra a página Informe Botafogo.