PMs voltam a ser presos por morte de jovem em Jequié
Vítima teve casa invadida e estava rendida, aponta MP-BA

Foto: PM-BA
Três policiais militares foram presos novamente, na segunda-feira (31), por suspeita de envolvimento no assassinato de um jovem, em Jequié, no sudoeste da Bahia, cidade que lidera o ranking nacional de letalidade policial, segundo o Anuário de 2024 do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Os agentes, que não tiveram as identidades reveladas, foram presos pela primeira vez em dezembro de 2024, durante a Operação Choque de Ordem, mas foram soltos em janeiro por determinação da Vara Criminal de Jequié.
No entanto, na sexta-feira (28), a Justiça acatou um recurso movido pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) e derrubou a decisão, determinando as prisões preventivas.
A operação identificou o envolvimento dos PMs na morte de Kailan Oliveira de Jesus, de 20 anos, em maio de 2023. As investigações apontam para assassinato por motivo torpe, sem possibilitar chance de defesa à vítima, executada a tiros após ter a casa invadida e estar rendida.
Os policiais teriam ainda realizado ameaças contra familiares da vítima e testemunhas, além de tentarem obstruir as investigações e alteração da cena do crime.
Em dezembro, 10 mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades de Jequié, Ilhéus e Lafaiete Coutinho. Armas, munições, dinheiro, celulares, aparelhos eletrônicos, balança de precisão e drogas foram apreendidos.