Salvador

Pneumonia 'silenciosa': baixa adesão à vacina da gripe está ligados

A pneumonia silenciosa é mais contagiosa que a versão comum da doença

Por Da Redação
Ás

Pneumonia 'silenciosa': baixa adesão à vacina da gripe está ligados

Foto: Reprodução/MarceloCamargo/AgênciaBrasil

A pneumologista, Larissa Voss, explica que o aumento significativo no no número de pacientes com pneumonia pode estar relacionado à baixa adesão à vacina contra a gripe. Em Salvador, apenas 32,85% do público se vacinou, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Em relação a população total da Bahia, 2.524.077 pessoas se vacinaram, de acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). O número corresponde a 17,8% da população baiana. 

Em uma semana, Larissa diz, em entrevista ao Correio, que constuma atender uma média de uma pessoa acometida com pneumonia. Nos últimos meses, no entanto, a incidência de pneumonias explodiu. São cerca de três ou quatro atendimentos semanais de pacientes com um tipo incomum de pneumonia: a silenciosa. 

A pneumologista alerta que a gripe é um fator de risco para diversas doenças, especialmente em idosos e crianças. Segundo a médica, a maioria dos casos atendidos em Salvador neste mês, segundo a médica, tem sido de pneumologia silenciosa. 

A pneumonia silenciosa é mais contagiosa que a versão comum da doença. É uma infecção que inflama os pulmões, causando tosse e dificuldade respiratória, transmitida por gotículas de saliva contaminada, assim como a covid-19. O que mais preocupa especialistas, no entanto, são os sintomas. A condição recebe o nome de “silenciosa” por conta dos sinais leves, como febre persistente e tosse seca. 

As principais diferenças entre a forma comum e a pneumonia silenciosa ão os agentes causadores e os sintomas. A bactéria mais envolvida nesse quadro é a Mycoplasma pneumoniae, mas é difícil cravar se esse é o microorganismo que mais adoece pacientes em Salvador. Isso porque poucos testes moleculares são realizados nos consultórios e hospitais. Por isso, é possível que ocorra subnotificação no número de casos.

Qualquer pessoa acima de seis meses de idade pode se imunizar contra a Influenza (gripe) em algum dos postos de saúde da capital. "É importante manter o calendário vacinal atualizado, uma vez que a não vacinação expõe às crianças à complicações graves causadas pelo vírus da gripe", explica Larissa. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário