Podcast O Lado B de Brasília: Vera Lúcia
Cientista política está pela segunda vez consecutiva na corrida pelo Palácio do Planalto

Foto: Divulgação
A entrevistada desta semana do LADO B DE BRASÍLIA está pela segunda vez consecutiva na corrida pelo Palácio do Planalto. Vera Lúcia está há mais de 30 anos na militância política, atuação que deu sentido para a vida dela. A militância é tão parte de quem é Vera Lucia, que ela conta que as duas filhas nem conhecem a outra versão dela: a que fez diversos bicos desde a adolescência para ajudar a família que era humilde.
Vera é a mais velha de dez irmãos e sempre ajudou em casa. Quando completou 14 anos, começou a trabalhar fora e teve a vida modificada definitivamente quando resolveu lutar para melhorar as condições dela e dos empregados de uma fábrica de sapatos.
Vera dividiu o tempo de militância com os estudos, se formou em Ciências Sociais, e passou para as filhas a importância da educação. Hoje em dia, Vera Lucia não tem mais crianças em casa e, sempre que pode, ajuda a família, tanto que no dia da entrevista uma sobrinha estava presente, alegrando o ambiente que também conta com três cachorros de estimação, que gostam de participar das lives de Vera Lucia.
Na vida pessoal, Vera Lúcia gosta do cinema e da música brasileira e, quanto à leitura, escolhe majoritariamente títulos ligados à formação dela, mas tem apreço especial por Jorge Amado. Quanto aos filmes, Vera confessa ter predileção pelo "O Auto da Compadecida", mas ela faz outras indicações aqui.