“Pode ser que descubramos que já estamos numa situação urgente”, diz especialista da ONU acerca do impacto da fumaça do lançamento de objetos espaciais
ONU alerta para riscos de detritos e poluição no uso do espaço sideral
Foto: NASA
Aarti Holla-Maini, diretora do Escritório da ONU para Assuntos do Espaço Sideral, afirmou que uma questão urgente é entender melhor o impacto que a fumaça do lançamento de objetos espaciais têm na atmosfera. Para a especialista, “pode ser que descubramos que já estamos numa situação urgente”.
A diretora mencionou ainda a preocupação com aumento de detritos e satélites antigos que estão sendo queimados ao reentrar na atmosfera.
Holla-Maini destacou que atualmente existem “tantos objetos de todos os tamanhos” no espaço, sem que haja uma compreensão abrangente de onde todos eles estão e quando. Para ela, os detritos e a poluição espacial devem ser um foco prioritário de cooperação entre os países, por meio das Nações Unidas, “para melhorar a segurança espacial para todos”.
Este 12 de abril marca o Dia Internacional dos Voos Espaciais Tripulados, em alusão ao dia em que o primeiro ser humano chegou ao espaço. Atualmente, segundo a ONU, a exploração do espaço é marcada pelo aumento da atuação de empresas privadas, da quantidade de objetos em órbita e do número lançamentos de missões.