Política

Podemos tenta convencer Rodrigo Janot à pré-candidatura após filiação

TCU investiga político sobre suposto pagamento em passagens e diárias a servidores na Lava Jato

Por Da Redação
Ás

Podemos tenta convencer Rodrigo Janot à pré-candidatura após filiação

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O líder do partido Podemos no Senado, Alvaro Dias, afirmou que deseja que o ex-procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, que se filiou a sigla, pode ser pré-candidato nas eleições deste ano. A filiação do político ocorreu no dia 1 de abril.

"Ele tinha pedido discrição, porque não pretendia ser candidato, mas, diante desse fato do TCU, até para ver se estimula ele a disputar as eleições, divulgamos a filiação", disse o senador, em entrevista ao UOL realizada nesta quinta-feira (13). O senador não citou o cargo para o qual o ex-PGR disputaria a eleição, mas é especulado que Janot tente ocupar uma cadeira na Câmara Federal.

Na fala, Dias se referiu à investigação realizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que responsabiliza o ex-procurador do Ministério Público Federal, Deltan Dallagnol e Janot por um suposto pagamento de R$ 2 milhões decorrente de gastos com passagens e diárias para servidores que atuaram na força-tarefa da Operação Lava Jato, em Curitiba.

Após a divulgação da nota de investigação realizada pelo YCU, a bancada do Podemos saiu em defesa de Janot. "O momento é de perplexidade, pois já se nota que o modelo da Operação, que rendeu notoriedade externa ao Brasil, vai se esmaecendo pela soltura desmotivada de criminosos", disse o partido.

Caso os dois fossem condenados e realmente se tornassem candidatos, eles poderiam sofrer contestações, já que um julgamento que os declarassem culpados poderia torná-los inelegíveis e retirar seus direitos políticos, conforme define a Lei da Ficha Limpa.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário