Polícia Civil acaba com quadrilha que aplicava golpes com cartões clonados
Os danos gerados pelos criminosos em empresas do comércio varejista de Vitória da Conquista excedem a quantia de R$ 500 mil
Foto: Divulgação/PCBA
Seis mandados de busca e apreensão foram executados e duas pessoas foram detidas em flagrante na terça-feira (21), em Vitória da Conquista, no interior da Bahia, por agentes da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) da cidade. Os suspeitos estão implicados em vários golpes com cartões clonados, realizados contra empresas do comércio varejista da região.
Diligências e reconhecimento por fotografias e vídeos ajudaram no reconhecimento de seis suspeitos. Os danos gerados pelos criminosos excedem a quantia de R$ 500 mil. As apurações indicaram que o grupo clonava cartões de crédito e débito de diversas vítimas em vários estados, além de tirar valores de contas bancárias.
Segundo o titular da DRFR de Vitória da Conquista, delegado Odilson Pereira Silva, foram identificados ao menos quatro núcleos diferentes da quadrilha. O primeiro é responsável por recolher informações de funcionários de bancos e empresas sobre senhas, saldos e atividades financeiras de pessoas físicas e jurídicas, além de facilitar as compras.
“O segundo núcleo falsifica os cartões e links. O terceiro aplica os golpes propriamente ditos, comprando em empresas do ramo varejista, muitas vezes com a participação de funcionários. Já o quarto núcleo é composto por receptadores que compram os produtos por um preço abaixo do mercado”, esclareceu o delegado.
Uma pistola calibre 380, um carro com restrição de furto, três notebooks, um computador, oito celulares, três pendrives, 11 cartões bancários e uma máquina de cartão foram detidos no momento do cumprimento dos mandados.
Todos os envolvidos que foram identificados foram indiciados por furto qualificado por fraude, estelionato, associação criminosa e receptação. Os presos em flagrantes foram submetidos aos exames de praxe e continuam à disposição da Justiça.