Polícia Civil apreende mais de 1.400 medicamentos ilegais durante Operação 'Farmácia Legal' em Salvador
Ação teve como alvo os bairros de Itapuã, Fazenda Coutos, Boca do Rio, Cabula e Narandiba
Foto: Divulgação/ASCOM/PCBA
Cerca de 1.495 unidades de medicamentos controlados que estavam sendo comercializados ilegalmente foram apreendidos durante a Operação "Farmácia Legal", iniciada na segunda-feira (20), em Salvador. Entre os produtos estavam antibióticos e medicamentos com tarja preta, como clonazepam, amplamente utilizados de forma irregular.
A ação teve como principal alvo os bairros de Itapuã, Fazenda Coutos, Boca do Rio, Cabula e Narandiba. O principal intuito da operação é promover o cadastro regular de farmácias junto à Coordenação de Fiscalização de Produtos Controlados (CFPC), e combater a comercialização de remédios sem prescrição médica ou autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A CFPC orienta farmácias e estabelecimentos que comercializam medicamentos a regularizarem as atividades em conjunto à Polícia Civil e ressalta que o descumprimento das normas pode gerar sanções administrativas e penais.
A operação contou com a união de 30 policiais dos Departamentos de Repressão e Combate à Corrupção, ao crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco), de Polícia Metropolitana (Depom), de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), Especializado de Investigações Criminais (Deic), da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core), Coordenação de Fiscalização de Produtos Controlados (CFPC), e do Departamento de Polícia Técnica (DPT).
Além dos policiais, também participaram da ação, servidores da Secretaria da Fazenda (Sefaz), do Conselho Federal de Farmácia (CRF) e da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon).