• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Polícia Civil deflagrada Operação Em Chamas, para monitorar comercialização de fogos na Bahia
Bahia

Polícia Civil deflagrada Operação Em Chamas, para monitorar comercialização de fogos na Bahia

Primeiras cidades vistoriadas foram Serrinha e Feira de Santana

Por Da Redação
Ás

Polícia Civil deflagrada Operação Em Chamas, para monitorar comercialização de fogos na Bahia

Foto: Divulgação/Polícia Civil

A Polícia Civil deflagrou, na segunda-feira (5), a edição 2023 da Operação Em Chamas, que monitora a comercialização de fogos de artifício no período de festas juninas. Pontos de venda em Feira de Santana e Serrinha, no centro-norte da Bahia, tiveram os materiais vistoriados por equipes da Coordenação de Fiscalização de Produtos Controlados e do Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro). 

Na operação, que também é realizada em grandes eventos populares do estado, é fiscalizada a documentação necessária para a comercialização destes produtos, bem como o ordenamento dos pontos de venda. As ações tiveram caráter educativo, para esclarecer e orientar os comerciantes. Fiscais do Ibametro recolheram amostras de produtos vendidos no Parque de Exposições João Martins da Silva, em Feira, e em Serrinha.

Além da Coordenação e do Ibametro, participam da Em Chamas a Delegacia do Consumidor (Decon), o Departamento de Polícia Técnica (DPT), o Corpo de Bombeiros Militar (CBMBA), o Exército Brasileiro, a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) estadual e de Lauro de Freitas, a Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) e o Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA).

A visita a Serrinha atende a uma solicitação do MP-BA do município, que, após as festas do 2022, pediu a inclusão do comércio local na operação. Na cidade, todas as cinco barracas fiscalizadas receberam notificações administrativas, com a apreensão de fogos artesanais para destruição e a coleta para análise técnica pela equipe do Ibametro.

O delegado Cleandro Pimenta, coordenador da CFPC, destaca que o objetivo da Em Chamas é, acima de tudo, garantir que a comercialização dos fogos ocorra dentro das regras e que a população tenha sua segurança assegurada.

"Acompanhamos toda a documentação ligada ao comércio dos fogos, inclusive alvarás de funcionamento e a regularidade das especificações técnicas. Temos observado um número cada vez menor de irregularidades, o que reflete o trabalho contínuo de conscientização e fiscalização por parte dos órgãos responsáveis", declarou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.