Polícia Civil impede ataque terrorista no Centro do Rio e prende três pessoas
Na ação, dezenas de mandados de busca e apreensão foram cumpridos no na cidade

Foto: Agência Brasil/Fernando Frazão
A Polícia Civil do Rio de Janeiro informou nesta segunda-feira (2) que uma operação frustrou um plano de ataque terrorista que seria realizado em frente à Assembleia Legislativa do Estado (Alerj), no centro da capital fluminense. Três pessoas foram presas durante a ação.
De acordo com a corporação, a ofensiva ocorreu no âmbito da Operação Break Chain, fruto de um trabalho de inteligência da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI). A investigação identificou grupos que articulavam manifestações antidemocráticas e planejavam o uso de bombas caseiras e coquetéis molotov.
Dezenas de mandados de busca e apreensão foram cumpridos em endereços localizados na capital, na Região Metropolitana e no interior do estado, todos ligados aos investigados.
Inicialmente, quatro pessoas eram alvo das medidas judiciais. No entanto, novas informações obtidas pela inteligência policial levaram à identificação de outros 13 suspeitos ainda nesta manhã, o que motivou a ampliação da operação.
As investigações começaram após a DRCI identificar grupos de mensagens e páginas em redes sociais criados para organizar atos antidemocráticos marcados para esta segunda-feira, às 14h, em diversos estados do país.
O caso segue sob investigação, e os alvos dos mandados podem responder por crimes como incitação ao crime, associação criminosa e posse, fabricação ou preparo de artefato explosivo ou incendiário.


