Polícia Civil prende suspeitos de clonar cartões e aplicar golpes em empresas na Bahia
Segundo as investigações, os prejuízos causados pelos criminosos ultrapassam R$ 500 mil
Foto: Divulgação/AscomPCBA
A Polícia Civil prendeu duas pessoas em flagrante e cumpriu seis mandados de busca e apreensão na terça-feira (21), em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. Os alvos são suspeitos de usar cartões clonados para realizar compras em empresas do comércio varejista da região.
Segundo as investigações, os prejuízos causados pelos criminosos ultrapassam R$ 500 mil.
A polícia começou a se debruçar sobre o caso após a prisão de um homem por receptação de mercadorias em agosto do ano passado. Os demais envolvidos foram localizados com o auxílio de vídeos e fotografias.
De acordo com o delegado Odilson Pereira Silva, da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DFRV), foram identificados pelo menos quatro núcleos distintos na quadrilha.
O primeiro seria responsável por coletar informações de funcionários de bancos e empresas sobre senhas, saldos e movimentações financeiras de pessoas físicas e jurídicas, além de facilitar as compras.
"O segundo núcleo falsifica os cartões e links. O terceiro aplica os golpes propriamente ditos, comprando em empresas do ramo varejista, muitas vezes com a participação de funcionários. Já o quarto núcleo é composto por receptadores que compram os produtos por um preço abaixo do mercado", detalhou o chefe da unidade policial.
Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos: 11 cartões, oito celulares, três notebooks, três pendrives, uma pistola calibre 380, um carro com restrição de furto, um computador e uma máquina de cartão.
Todos os suspeitos foram indiciados por furto qualificado mediante fraude, estelionato, associação criminosa e receptação.