• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Polícia faz operação contra grupo investigado por fraudes tributárias em Salvador
Bahia

Polícia faz operação contra grupo investigado por fraudes tributárias em Salvador

Ao todo, agentes cumpriram sete mandados de busca e apreensão em Salvador

Por Da Redação
Ás

Polícia faz operação contra grupo investigado por fraudes tributárias em Salvador

Foto: Divulgação/Polícia Civil

A Polícia Civil da Bahia iniciou, nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (27), uma operação para desarticular uma organização criminosa envolvida em fraudes tributárias em Salvador. A investigação, liderada pelo Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco), aponta que os criminosos são suspeitos de provocar um prejuízo de cerca de R$ 2 milhões.

Ao todo, os agentes cumpriram sete mandados de busca e apreensão em Salvador. Entre os principais alvos da Operação Balcones está um despachante aduaneiro, identificado como o principal operador do esquema criminoso. Ele era responsável por conferir uma aparência de legalidade às operações fraudulentas. 

As investigações também revelaram a possível participação direta de servidores públicos de um órgão fazendário, que colaboraram na liberação de mercadorias na alfândega sem o devido cumprimento das obrigações tributárias – como explica a diretora do Draco, delegada Márcia Pereira.

"O esquema foi descoberto a partir da análise de documentos fornecidos por uma empresa lesada, que realizou diversas transferências de valores ao despachante aduaneiro sob a falsa premissa de que os impostos estaduais estavam sendo recolhidos. Constatou-se que o despachante atuava em conluio com fiscais fazendários, que permitiam a liberação de produtos sem o pagamento dos tributos devidos", declarou.

Além das apreensões, os suspeitos também tiveram as contas bancárias congeladas, bem como o bloqueio patrimonial de cada um deles, incluindo veículos importados e imóveis, determinado pela Justiça.

Ainda segundo a Polícia Civil, as investigações continuam em andamento, com o objetivo de apurar possíveis desdobramentos das fraudes, localizar outros bens e valores ocultos, bem como identificar outros indivíduos envolvidos na organização criminosa.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.