Polícia Federal cumpre mandado em residência de Witzel sob investigação de hospitais de campanha no RJ
Operação Placebo investiga provas em 12 endereços no Rio e São Paulo
Foto: Reprodução/TV Globo
A Polícia Federal está cumprindo mandados, na manhã desta terça-feira (26), em diferentes endereços do Rio de Janeiro, dentre eles, o Palácio Laranjeiras, residência oficial do governador Wilson Witzel (PSC), localizado na Zona Sul da cidade. No total, 12 mandados de busca e apreensão são cumpridos em endereços do Rio e São Paulo.
A PF não divulgou se Witzel é alvo de algum mandado, porém, a operação foi autorizada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), responsável pelo ordenamento de ações contra governadores.
A Operação Placebo tem intenção de apurar indícios de desvios de recurso públicos dedicados ao atendimento do estado de emergência da saúde pública de importância internacional por causa do novo coronavírus, na capital fluminense.
De acordo com as investigações, foi identificado um esquema de corrupção, que envolve uma organização social contratada para instalar hospitais de campanha e servidores da cúpula da gestão do sistema de saúde do Rio.
A ação é movida por agentes da Polícia Federal de Brasília, que cumprem mandados em diferentes localidades no Rio, dentre algumas, o Leblon, na Zona Sul, e no bairro do Grajaú, na Zona Norte, residência anterior de Witzel, antes de assumir o mandato como governador.
*Mais informações em instantes*