Polícia Federal deflagra 15ª fase da Operação Lesa Pátria
Dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Goiás; identidade do deputado é desconhecida, mas acredita-se ser Amauri Ribeiro
Foto: Divulgação/PF
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (29), a 15ª fase da Operação Lesa Pátria. Nesta nova etapa, o órgão dá continuidade à missão de identificar pessoas que participaram dos atos de 8 de janeiro, quando o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal foram invadidos por indivíduos que promoveram violência e dano generalizado contra os imóveis, móveis e objetos das Instituições.
Até o momento, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal, contra um parlamentar estadual, em Goiânia/GO e Piracanjuba/GO. Até o momento, a PF não informou quem seria o alvo, mas de acordo com o site Uol, trata-se do deputado Amauri Ribeiro (União Brasil-GO), que foi prefeito de Piracanjuba.
Em um vídeo que circula nas redes sociais, Amauri aparece afirmando que "também deveria ser preso" por ter ajudado as pessoas que participaram dos atos de 8 de janeiro. "Eu dei água, dei comida, dei dinheiro. Também acampei lá e fiquei na porta, porque sou patriota", diz ele. (Veja vídeo abaixo)
Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido e crimes da lei de terrorismo.
Ainda de acordo com a PF, as investigações continuarão em curso e a Operação Lesa Pátria se tornará permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas.