• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Polícia Federal realiza "Operação Códigos Ilícitos" contra fraudes no Bolsa Família em Ilhéus, na Bahia
Bahia

Polícia Federal realiza "Operação Códigos Ilícitos" contra fraudes no Bolsa Família em Ilhéus, na Bahia

A investigação teve início no final de 2022

Por Da Redação
Ás

Polícia Federal realiza  "Operação Códigos Ilícitos" contra fraudes no Bolsa Família em Ilhéus, na Bahia

Foto: Divulgação/Polícia Federal

A Polícia Federal está cumprindo três mandados de busca e apreensão na manhã desta quarta-feira (6) em Ilhéus, sul da Bahia, como parte da "Operação Códigos Ilícitos", que investiga fraudes no programa Bolsa Família em 2022, então denominado Auxílio Brasil. 

A investigação teve início no final de 2022, após a PF receber informações sobre a cooptação de funcionários de uma lotérica por criminosos para facilitar a liberação de benefícios sociais.

O esquema fraudulento envolvia a solicitação indevida de benefícios em nome de terceiros, residentes na Bahia e em outros estados do Brasil, alheios ao esquema. Com a colaboração dos funcionários da lotérica, os criminosos ativavam indevidamente o aplicativo CAIXA TEM e sacavam os benefícios através de saques emergenciais, sem utilização de cartão, utilizando códigos (tokens) de saques.

Os mandados de busca e apreensão têm como objetivo reunir mais evidências relacionadas aos crimes investigados e identificar outros envolvidos no esquema. As medidas foram autorizadas pela Justiça Federal de Ilhéus.

De acordo com a Polícia Federal, a investigação prossegue com a análise dos materiais apreendidos e a oitiva dos suspeitos. Os crimes investigados são peculato e furto, que acarretam pena de até 12 anos de reclusão e multa.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário