Polícia Federal realiza "Operação Códigos Ilícitos" contra fraudes no Bolsa Família em Ilhéus, na Bahia
A investigação teve início no final de 2022
Foto: Divulgação/Polícia Federal
A Polícia Federal está cumprindo três mandados de busca e apreensão na manhã desta quarta-feira (6) em Ilhéus, sul da Bahia, como parte da "Operação Códigos Ilícitos", que investiga fraudes no programa Bolsa Família em 2022, então denominado Auxílio Brasil.
A investigação teve início no final de 2022, após a PF receber informações sobre a cooptação de funcionários de uma lotérica por criminosos para facilitar a liberação de benefícios sociais.
O esquema fraudulento envolvia a solicitação indevida de benefícios em nome de terceiros, residentes na Bahia e em outros estados do Brasil, alheios ao esquema. Com a colaboração dos funcionários da lotérica, os criminosos ativavam indevidamente o aplicativo CAIXA TEM e sacavam os benefícios através de saques emergenciais, sem utilização de cartão, utilizando códigos (tokens) de saques.
Os mandados de busca e apreensão têm como objetivo reunir mais evidências relacionadas aos crimes investigados e identificar outros envolvidos no esquema. As medidas foram autorizadas pela Justiça Federal de Ilhéus.
De acordo com a Polícia Federal, a investigação prossegue com a análise dos materiais apreendidos e a oitiva dos suspeitos. Os crimes investigados são peculato e furto, que acarretam pena de até 12 anos de reclusão e multa.