• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Polícia recaptura 1º foragido do presídio de Eunápolis; identidade do suspeito só foi descoberta 10 dias após prisão

Polícia recaptura 1º foragido do presídio de Eunápolis; identidade do suspeito só foi descoberta 10 dias após prisão

Valtinei dos Santos Lima, foi preso em 6 de setembro, mas só teve sua identidade confirmada pela polícia na terça-feira (16)

Por Da Redação
Às

Polícia recaptura 1º foragido do presídio de Eunápolis; identidade do suspeito só foi descoberta 10 dias após prisão

Foto: SSP-BA

A Polícia Civil divulgou que prendeu um dos 16 foragidos do Conjunto Penal de Eunápolis. Valtinei dos Santos Lima, conhecido como "Dinei", foi preso no dia 6 de setembro, mas só foi identificado na terça-feira (16). Outros 14 detentos seguem foragidos.

Valtinei foi preso pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico, na cidade de Porto Seguro, extremo sul da Bahia. Ele apresentou documentos falsos e se passou pelo irmão, Luciano Santos Lima, na tentativa de ocultar a existência de dois mandados de prisão expedidos pela 1ª Vara Criminal de Eunápolis.

A fraude só foi descoberta após o foragido ser descoberto durante a transferência de presos para o Conjunto Penal de Eunápolis. Reconduzido à Delegacia de Porto Seguro, ele confessou ter se passado pelo irmão.

A fuga aconteceu na noite do dia 12 de dezembro de 2024, após um grupo de homens armados invadir o presídio e trocar tiros com os seguranças. Ao todo, 16 detentos fugiram. Além de Valtinei que foi preso, outro detento, identificado como Anailton Souza Santos, morreu em confronto com policiais em janeiro deste ano.

Os detidos estavam em duas celas distintas, que foram abertas pelos homens. Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), a Reviver, empresa que atua na cogestão da unidade e também responsável pela segurança do acesso ao local, acionou a polícia, mas não houve tempo hábil para intervenção.

• Ex-diretora do presídio de Eunápolis negociava voto de detentos por R$ 100 para beneficiar vereador e ex-deputado federal, aponta MP-BA

As investigações indicaram que a ação foi coordenada por Ednaldo Pereira Souza, conhecido como “Dadá”, chefe da facção criminosa Primeiro Comando de Eunápolis (PCE), atualmente ligada ao Comando Vermelho (CV), um dos mandantes da fuga.

Um dos executores do atentado foi identificado como José Rubens Alves de Assis Filho, conhecido como “Rubão”. Ele e a namorada, Letícia Rodrigues, foram presos no dia 21 de maio, na cidade de Itapebi.

Veja abaixo as identidades dos procurados:

1. Edinaldo Pereira Souza, conhecido como Dada;
2. Sirlon Riserio Dias Silva, conhecido Saguim;
3. William Ferreira Miranda;
4. Idario Silva Dias, conhecido como Darinho;
5. Isaac Silva Ferreira;
6. Thiago Almeida Ribeiro, conhecido como Pirata;
7. Romildo Pereira dos Santos, conhecido como Rô;
8. Altiere Amaral de Araújo, conhecido como Leleu;
9. Fernandes Pereira Queiroz;
10. Giliard da Silva Moura, conhecido como Saruê;
11. Rubens Lourenço dos Santos, conhecido como Binho Zoião;
12. Anderson de Oliveira Lima, conhecido como Magão;
13. Geifson de Jesus Souza, conhecido como Geu e Bode;
14. Mateus de Amaral Oliveira.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário