Poluição: pássaros constroem ninhos com lixo marinho no litoral do Amapá
Pesquisadores alertam para resíduos descartados inadequadamente na região
Foto: Divulgação/Olamar
Pássaros que habitam no município de Calçoene, a 375 quilômetros de Macapá, estão usando lixo plástico que chega pelo Oceano Atlântico para a construção de ninhos. Pesquisadores do projeto Observatório do Lixo Antropogênico Marinho (Olamar), financiado pelo CNPq, encontraram ninhos de aves da espécie Japiim em uma praia da região.
"O lixo na costa do Amapá é uma ameaça crescente, causada por diversas fontes, incluindo resíduos descartados inadequadamente e detritos de outras regiões, como plásticos, garrafas e redes de pesca abandonadas”, disse a pesquisadora Zenaide Miranda, da Universidade Estadual do Amapá (Ueap), em entrevista ao g1.
“Essa poluição afeta a fauna marinha, a pesca local e o turismo, exigindo ações de conscientização e políticas de gestão de resíduos", completou..
Para o levantamento no Amapá, o projeto selecionou 40 pontos de amostragens ao longo do litoral do estado, entre os municípios de Calçoene e Amapá, entre eles a praia do Goiabal onde foram documentados os "ninhos de plástico".