Ponte do Funil passa por manutenção e terá tráfego parcialmente interditado
Com um investimento de R$ 12,1 milhões, os serviços de manutenção estão em andamento desde fevereiro de 2022
Foto: Ascom/Seinfra
A Ponte do Funil, que conecta a Ilha de Itaparica ao Continente, está passando por um processo de manutenção realizado pela Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra). Para realizar a etapa de recuperação das estruturas, será necessário interditar parcialmente o tráfego de veículos leves e proibir o trânsito de veículos pesados, com peso acima de 32 toneladas, durante a execução dos serviços.
A Polícia Rodoviária Estadual estará presente com uma balança móvel para verificar o peso dos veículos, quando necessário. Entre os dias 19 de julho e 18 de agosto, exceto aos sábados e domingos, das 10h às 16h30, veículos com peso inferior a 32 toneladas (priorizando ambulâncias e viaturas) poderão atravessar a ponte utilizando o sistema Pare e Siga.
Com mais de 50 anos, a ponte, conhecida como Ponte João das Botas, possui uma extensão de 665 metros, 22 vãos e altura de 20 metros. Com um investimento de R$ 12,1 milhões, os serviços de manutenção estão em andamento desde fevereiro de 2022 e têm previsão de conclusão para fevereiro de 2024. Já a interdição para a realização de serviços específicos na estrutura está estimada em 22 dias e ocorrerá nos horários de menor fluxo de veículos.
Antes das 10h e após às 16h30, o tráfego será liberado normalmente. No entanto, para aqueles que desejam sair de Salvador ou da região do Recôncavo e Baixo Sul e preferem evitar a travessia pela ponte durante esse período, existem rotas alternativas disponíveis. É possível seguir as seguintes rotas: Salvador - BR-324 - BR-101 - Santo Antônio de Jesus - Nazaré - Baixo Sul ou Salvador - BR-324 - Santo Amaro - Cachoeira - São Roque do Paraguaçu - Nazaré - Baixo Sul.