Pontuação da Bola de Ouro entre Rodri e Vini Jr foi de apenas 41 de diferença
France Football divulgou as divergências das pontuações nessa sexta-feira (8)
Foto: Rafael Ribeiro/CBF
A organizadora do Ballon D'or, France Football, divulgou na última sexta-feira (8), os detalhes sobre a premiação final, com informações completas da cerimônia que consagrou o volante Rodri como vencedor sobre Vinicius Junior por apenas 41 pontos, saindo na próxima edição da revista neste sábado (9).
Essa diferença não foi a menor na história da premiação, mas pode ser considerada muito pequena. Conforme a revista, cada jogador votado em 1º lugar ganhava 15 pontos, enquanto os demais colocados recebiam valores equivalentes a 12, 10, 8, 7, 5, 4, 3, 2 e 1, respectivamente. Com isso, o espanhol do Manchester City acumulou 1.170 pontos, e o atacante do Real Madrid ficou com 1.129, resultando em 41 pontos de diferença. O total de votos possíveis para um candidato da categoria masculina era de 1.485 pontos.
Uma curiosidade é que Rodri ficou de fora do top 10 de cinco jornalistas, já Vinícius não esteve presente por três jurados. Nenhum dos 99 jornalistas acertou os 10 primeiros colocados da competição, mas sete acertaram os quatro primeiros lugares.
Incluindo Rodri e Vini Jr, nove atletas foram mencionados pelo menos uma vez como o melhor do mundo. Os outros foram: Bellingham (cinco vezes), Carvajal (quatro), Toni Kroos (duas), Mbappé, Haaland, Lautaro Martínez e Lookman (uma vez cada).