Portaria que regulamenta medidas de combate ao coronavírus é publicada
O documento do Ministério da Saúde está no Diário Oficial desta quinta
Foto: Reprodução
A portaria do Ministério da Saúde, que trata da regulamentação e operacionalização das medidas de combate ao novo coronavírus (Covid-19), foi publicada na manhã desta quinta-feira (12) no Diário Oficial da União.
De acordo com a portaria, entre as medidas que poderão ser adotadas é o isolamento, que objetiva a separação de pessoas sintomáticas e assintomáticas, durante a investigação clínica e laboratorial, para que assim a propagação do vírus e transmissão local sejam evitadas.
O documento ainda prevê que a medida de isolamento só poderá ser determinada por meio de prescrição médica ou através da recomendação do agente de vigilância epidemiológica, por um prazo máximo de 14 dias, que pode se entender pelo mesmo período.
Recursos
Na quarta-feira (11), durante audiência na Câmara dos Deputados, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, informou sobre a negociação com o Congresso para liberação de até R$ 5 bilhões para ações de enfrentamento ao coronavírus.
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, disse que o Congresso está à disposição da sociedade para discutir não só leis, mas também questões orçamentárias.
“Nossa intenção é de ajudar com recursos alocados pelos parlamentares para que possamos dar a sustentação necessária aos municípios e estados e ao trabalho do Ministério da Saúde no combate ao coronavírus. Esta é uma agenda emergencial de curto prazo e é a mais importante, que é a agenda do impacto do coronavírus na saúde dos brasileiros. Essa deve ser sempre a prioridade de todos nós”, disse Maia.
Casos confirmados no Brasil
De acordo com o ministério na quarta-feira (11), subiu para 52 o número de casos confirmados de coronavírus no Brasil, conforme os dados repassadas pelos estados à pasta da Saúde. Desse total, sete são por transmissão local, quando é possível relacionar o doente a um caso confirmado e 45 são importados, ou seja, de pessoas que viajaram ao exterior. Atualmente, são monitorados 907 casos suspeitos. Outros 935 foram descartados.
Os casos confirmados no Brasil estão divididos em oito estados: Alagoas (1), Bahia (2), Minas Gerais (1), Espírito Santo (1), Rio de Janeiro (13), São Paulo (30), Rio Grande do Sul (2) e Distrito Federal (2).