Brasil

Porto Alegre volta a fechar comportas do rio Guaíba

Foram 14 cm em quase 5 horas após 17,6 milímetros de chuva, conforme a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Porto Alegre volta a fechar comportas do rio Guaíba

Foto: Gilvan Rocha/Agência Brasil

A prefeitura de Porto Alegre anunciou nesta quinta-feira (23) que irá voltar a fechar as comportas que fazem a contenção das águas do Guaíba. Até o momento, cinco dos 14 portões haviam sido reabertos.

Entre a meia-noite e as 15h de hoje, o pluviômetro localizado no bairro Belém Novo, na zona sul de Porto Alegre, registrou um acumulado de 129,6 milímetros de água. Foram 14 cm em quase 5 horas após 17,6 milímetros de chuva, conforme a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico. 

“Nós temos a segurança de que essas comportas vão conter uma possível nova elevação do lago Guaíba”, afirmou o diretor do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Maurício Loss.

Segundo Loss, a recente abertura de parte das comportas contribuiu para o escoamento das águas na cidade. “A nossa decisão, sim, foi muito acertada na abertura. Porque essas comportas abertas têm ajudado, e muito, inclusive agora, neste momento, no escoamento das águas da chuva”, continuou.

Alerta de tempestade 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu na quarta-feira (22) três alertas relacionados à possibilidade de chuvas fortes no Rio Grande do Sul. 

Um dos alertas, de grande perigo, abrange a região metropolitana de Porto Alegre, além das regiões central, sudeste e sudoeste do estado. Há possibilidade de chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia. 

Segundo o instituto, há possibilidade de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (de 60 a 100 km/h), e queda de granizo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário