Porto Seguro e Salvador se destacam entre os destinos mais procurados para o Natal e Réveillon e férias!
Aos detalhes...
Foto: Divulgação Assessoria
A virada do ano se aproxima, trazendo expectativas positivas para o turismo em 2024. Esse otimismo foi reforçado pelo mais recente levantamento da Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), que ouviu suas operadoras associadas para avaliar o desempenho do setor e apontar os destinos mais procurados para as festas e férias de final de ano.
Segundo o levantamento, 80% das operadoras avaliam as vendas de 2024 como positivas, entre ótimo e bom. Além disso, 46,6% das empresas preveem que o volume de embarques neste ano superará o de 2023, um reflexo do otimismo no setor, mesmo diante de desafios como instabilidade econômica, variação cambial e conflitos, apontados como os principais obstáculos de 2024.
As vendas para o final do ano também apresentam um panorama favorável, em todas as datas analisadas. Entre os destaques, 26,6% das operadoras apontaram vendas acima do esperado para embarques em dezembro, enquanto 20% relataram resultados superiores para o Natal. No Réveillon e em janeiro de 2025, o desempenho acima das expectativas foi registrado por 23,3%.
“As festas de final de ano são um dos períodos mais importantes para o turismo, e estamos vendo um cenário positivo com boas expectativas na avaliação das próprias operadoras. Apesar dos desafios econômicos, o setor mostrou resiliência e forte poder de adaptação, confirmando o turismo como um vetor essencial para a economia e para a geração de experiências memoráveis”, comenta Marina Figueiredo, Presidente Executiva da Braztoa.
Destinos Mais Procurados
O levantamento destaca os destinos mais buscados para as festas e férias de final de ano, mesmo com muitas vendas ainda em andamento e as tradicionais compras de última hora. Esses fatores tornam o ranking sujeito a mudanças até o fechamento total das reservas, mas já destacam as principais buscas entre os viajantes até este momento e trazem um panorama atual das preferências dos viajantes, contemplando destinos nacionais e internacionais e refletindo o interesse por experiências diversificadas.
Viagens Nacionais
Natal: Rio de Janeiro, em primeiro lugar, Gramado e Porto de Galinhas em segundo, Fortaleza, Porto Seguro e Recife em terceiro.
Réveillon: Rio de Janeiro, na primeira colocação, Fortaleza e Porto Seguro em segundo, João Pessoa, Natal e Recife em terceiro lugar, e Maceió e Salvador muito próximos na quarta posição.
Dezembro e janeiro: Natal e Maceió aparecem em primeiro no ranking, Porto Seguro e Rio de Janeiro na segunda colocação, seguidos de Fortaleza e Porto de Galinhas em terceiro, e Maceió, Recife e Salvador que completam o pódio na quarta posição.
Viagens Internacionais
Natal: Orlando em primeiro, Paris na segunda colocação, e Buenos Aires e Lisboa em terceiro, Nova York, Santiago e Punta Cana dividindo o quarto lugar.
Réveillon: Punta Cana e Orlando aparecem em primeiro, seguido de Buenos Aires, Nova York e Paris em segundo, e Cancun, Lisboa e Santiago na terceira colocação.
Dezembro e janeiro: Orlando mais uma vez em primeiro com grande diferença dos demais, com Buenos Aires, Paris e Punta Cana em segundo, e Cancún e Nova York ocupando o terceiro lugar no pódio.
"Este ranking mostra que os destinos consolidados seguem liderando as escolhas dos viajantes, enquanto reflete a diversidade de opções disponíveis no Brasil e no exterior para atender aos mais variados desejos de viagem. Sempre reforçamos a importância do planejamento, mas sabemos que muitos brasileiros deixam a decisão para a última hora ou aproveitam oportunidades inesperadas. Para quem ainda não garantiu sua viagem, os operadores associados à Braztoa continuam oferecendo excelentes opções para criar momentos especiais nesse período tão esperado", finaliza Marina Figueiredo.
Com resultados sólidos e destinos variados, o levantamento da Braztoa reforça o papel estratégico das operadoras de turismo em incentivar viagens, mesmo em cenários desafiadores. O mercado encerra 2024 com otimismo, mirando um 2025 ainda mais positivo para o turismo brasileiro.