Mundo

Portugal inicia semana de quatro dias de trabalho

O regime-piloto é um teste feito com cerca de 100 empresas participantes

Por Da Redação
Ás

Portugal inicia semana de quatro dias de trabalho

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil


O governo de Portugal anunciou que a partir desta segunda-feira (5), começa a ser aplicado o regime-piloto da semana de trabalho de quatro dias em cerca de 100 empresas. Os empresários participantes deverão elaborar um relatório, compartilhando com o Ministério do Trabalho, da Segurança Social e Solidariedade, informações sobre a produtividade, os custos intermédios e o bem-estar dos trabalhadores antes, durante e após a semana de trabalho reduzida. 

De acordo com a ministra do Trabalho do país, Ana Mendes Godinho, o decreto-lei, entrou em vigor nesta segunda e deu início à implementação de uma semana de trabalho de quatro dias para empregadores e trabalhadores que queiram participar voluntariamente, sem qualquer redução salarial.

A Bélgica foi um dos primeiros países da Europa a iniciar a experiência da semana de quatro dias de trabalho, que passou a estar na ordem do dia após a pandemia da Covid-19, em novembro.

Alguns países do norte da Europa, como a Suécia e a Finlândia, também se preparam para experimentar o programa. A Espanha começou a experimentar a semana de trabalho de quatro dias em 41 empresas do setor da indústria, no início deste ano.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário