'Potencialmente perigoso', diz Nasa sobre asteroide que se aproxima da Terra
Rocha espacial cruzará a órbita terrestre na manhã desta sexta-feira (2)
Foto: Reprodução/Nasa
A Agência Espacial Norte-americana (Nasa) informou que um asteroide está se aproximando da Terra. O 2008 OS7 é classificado como "potencialmente perigoso", mede cerca de 271 metros de diâmetro e passará pelo planeta a uma distância de 2,8 milhões de quilômetros. A previsão é de que a rocha espacial cruzará a órbita terrestre às 11h41, horário de Brasília, desta sexta-feira (2).
Comparativamente, o tamanho do asteroide é um pouco menor que o famoso arco do estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, que tem 300 metros de diâmetro. Apesar da avaliação de "potencialmente perigoso", a Nasa assegura que não há risco de colisão.
“O 2008 OS7 é um asteroide muito pequeno cuja órbita se cruza com a da Terra, por isso foi classificado como potencialmente perigoso”, disse o Dr. Minjae Kim, investigador do Departamento de Física da Universidade de Warwick.
“Há milhões de asteroides no nosso sistema solar, dos quais aproximadamente 2.350 foram classificados dessa forma. A próxima abordagem significativa da Terra por um deles será o 99942 Apophis, em 14 de abril de 2029”, completou.