Povo faz trabalho que prefeitura devia fazer e não consegue apoio
Moradores do Loteamento Santo Inácio voltaram a reclamar sobre a falta de intervenção em escadas
Foto: Reprodução
A equipe do FAROL DA BAHIA retornou ao Loteamento Santo Inácio, no bairro do Saboeiro, para ouvir depoimentos dos moradores sobre a construção de uma escada, feita pela própria população local, que deveria ser feita pela Prefeitura de Salvador.
Moradora do Loteamento há mais de 20 anos, Jaguaraci relatou ao FAROL DA BAHIA as dificuldades que os moradores já tiveram que passar por causa da falta de uma escada.
"Essas escadas foram feitas pelo nosso esforço: cada vizinho com areia, cimento, trabalho braçal. Aqui era barro e a gente caia muito [...] Inclusive, instalamos um refletor que saiu do nosso bolso. Quando aqui estava escuro era horrível para a gente descer. Pessoas já quebraram o pé e perna", relata. Veja abaixo:
Por ter mais de 100 degraus, a população local também chama a atenção para os cuidados com a população idosa que tem que acessar as escadas, além da instalação de um poste de iluminação no local para garantir a segurança.
Um dos moradores, identificado como Gilvaci Ferreira, que tem mobilidade física, reclama da falta de acessibilidade na escada, que, segundo ele, é muito alto. Gilvaci também pede que a Prefeitura instale um corrimão para a melhoria do deslocamento.
"São muitos degraus, muito alto, muita escadaria. Pedimos que alguém nos ajude, coloque um corrimão. Disseram que fariam uma rua aqui, nunca fizeram. Vem quatro anos e mais quatro anos, só promessa e nada de rua. Inclusive, na Prefeitura a rua já está feita, mas aqui não tem nada", afirma o morador.
Ainda esta semana, o FAROL DA BAHIA mostrou um vídeo do mesmo morador descendo as escadas. Ele havia relatado que o local não é adaptado para pessoas com mobilidade física e questionou a falta de um corrimão. (Relembre o caso)
Procurada sobre o caso, a Secretaria de Manutenção (SEMAN) informou que não é possível fazer intervenções no local por ser uma propriedade privada. "Pelo vídeo, é visível que a escada é particular. A prefeitura não faz intervenções em locais particulares", disse a Seman por nota.