Praia brasileira vira "depósito de lixo asiático"

A Praia do Segredo, que já foi eleita a melhor praia do mundo, atualmente sofre com os descartes de lixo

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Praia brasileira vira "depósito de lixo asiático"

Foto: Ilustrativa/Tomaz Silva/Agência Brasil

A Praia do Segredo, localizada no Rio Grande do Norte, é um grande ponto turístico da região e já foi apontada como a melhor praia do mundo em 2023 por um site de turismo. Porém, o local tem se tornado uma espécie de "lixão" asiático.

Uma reportagem da BBC News Brasil identificou dezenas de embalagens de produtos fabricados por países asiáticos na areia da praia. Apesar de serem em menor quantidade, também foram encontrados itens fabricados no Brasil e nos Estados Unidos.

Segundo a reportagem, a maioria dos objetos encontrados foi produzida recentemente. Os itens mais comuns foram: garrafas de bebidas não alcoólicas, produtos de limpeza e recipiente de óleo de motor.

De acordo com um estudo realizado em 2024 pela empresa de celulose Verocel, também foram detectados lixos estrangeiros em praias do sul da Bahia. A empresa retirou cerca de 140 kg de lixo plástico das praias.

"A análise dos resíduos revelou uma predominância de garrafas plásticas provenientes da Ásia", identificou o estudo.

A hipótese mais provável é de que o lixo tenha chegado às praias através dos descartes de navios. O material costuma ser descartado pelos navios perto dos portos onde estão atracados, pois os portos cobram uma taxa para recolher o lixo que varia conforme a quantidade. 

O lixo nos oceanos ameaça a vida da fauna marinha. Os animais podem morrer asfixiados pelos lixos ou ficar presos nas embalagens plásticas.

Além disso, após a ingestão desses plásticos, os peixes podem contaminar os seres humanos e trazer risco à saúde.

A principal solução apontada por estudiosos aos descartes de lixo feitos por navios seria a taxação fixa das embarcações. Assim, esses navios não precisariam "se livrar" do lixo antes de chegar aos portos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário