Prazo do IR 2022 é alterado em decorrência de paralisação de servidores da Receita
Limite final para declaração terá uma semana a menos que o habitual
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
A paralisação de auditores-fiscais da Receita Federal em busca de melhoriaos de remuneração, afetou o cronograma do Imposto de Renda 2022. O período de entrega das declarações, que acontece sempre no dia 1º de março, neste ano, acontecerá a paetir de 7 de março a 29 de abril.
A expectativa é que, mesmo com uma semana a menos, 34,1 milhões de declarações sejam enviadas até o fim no prazo. Para facilitar, o acesso foi ampliado com a declaração pré-preenchida por meio das plataformas digitais e o recebimento da restituição e o pagamento de Darf via Pix.
Para receber a restituição do Imposto de Renda por meio de pagamento eletrônico, é preciso que a chave Pix seja o CPF do titular da declaração. Não será permitida chave Pix de telefone, email e chaves aleatórias, apenas o CPF.
É importante lembrar que as datas para a restituição começam em 31 de maio e seguem mensalmente até o fim de setembro, sempre com pagamento no último dia do mês. Quem declarar antes receberá o valor primeiro, conforme a fila de entrega.