Prazo para devolução da taxa de inscrição do concurso unificado acaba hoje (7)
Mais de 2,6 milhões de candidatos aguardam para participar da prova
Foto: Reprodução
O edital e o novo cronograma do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) foram divulgados na última quinta-feira (4), trazendo datas importantes para os candidatos. Uma das principais informações é o prazo para a devolução da taxa de inscrição dos desistentes, que é até este domingo (7).
O concurso, inicialmente previsto para 5 de maio, foi suspenso devido à calamidade pública no Rio Grande do Sul e agora está remarcado para 18 de agosto. Os candidatos que desejam pedir o reembolso da taxa de inscrição devem fazer a solicitação diretamente na plataforma do concurso.
Além disso, moradores do Rio Grande do Sul, estado afetado por enchentes desde maio, podem alterar a cidade onde farão a prova. Candidatos que originalmente prestariam o concurso em alguma cidade gaúcha também têm a opção de mudar o local do exame.
Em casos de novos eventos excepcionais que afetem 0,5% dos inscritos, uma prova extraordinária será organizada para os candidatos impactados.
A decisão de remarcar o Concurso Unificado foi tomada pelo governo federal para assegurar a “democratização e inclusão da maior parte de brasileiros no processo”, conforme declarou a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.
Mais de 2,6 milhões de candidatos aguardam para participar do primeiro concurso público realizado de forma conjunta entre diversos órgãos do governo federal. A prova seguirá o formato do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).