Prazo para dispensa de prova do Enade termina no dia 20 de janeiro
Pedido deve ser feito através do Sistema Enade, pela internet
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Estudantes e instituições de educação superior têm até o dia 20 de janeiro para apresentarem a solicitação de dispensa da prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2022. O pedido deve ser feito por meio si Sistema Enade.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é necessário comprovar o motivo da falta, mediante documentação, conforme as exigências previstas em edital.
Entre as situações previstas como justificativas de ausência estão acidente, assalto, casamento, extravio, perda, furto ou roubo de documento de identificação, luto, questões relacionadas à saúde, à maternidade ou à paternidade, bem como compromissos profissionais e privação de liberdade.
No caso das instituições de ensino superior, é também possível registrar declarações referentes a estudantes que não foram inscritos no período previsto, deixaram de ser informados pela instituição sobre sua inscrição; não tiveram indicação correta do polo de apoio presencial, não tiveram seu município de prova alterado em decorrência de mobilidade acadêmica ou foram inscritos indevidamente.