Eleições

Prazo para pedir voto em trânsito acaba nesta quinta-feira (18)

Data também vale para pedido de voto em seção com acessibilidade

Por Da Redação
Ás

Prazo para pedir voto em trânsito acaba nesta quinta-feira (18)

Foto: Agência Brasil

O prazo para pedir à Justiça Eleitoral o voto em trânsito termina nesta quinta-feira (18). Essa modalidade permite que  pessoas que estejam fora de seus domicílios eleitorais no dia da eleição possam votar. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, até a última quarta-feira (17), mais de 88 mil pessoas solicitaram o voto em trânsito.

Para fazer o pedido, seja para o primeiro ou segundo turno, é preciso comparecer a qualquer cartório eleitoral, com um documento com foto. Essa solicitação não pode ser feita pela internet. No entanto, somente municípios com mais de 100 mil habitantes aceitam a modalidade. 

Quando se vota em trânsito dentro do próprio estado, é possível votar para todos os cargos.  No entanto, quando se está fora do estado de origem, só é permitido o voto para presidente. Depois de fazer o pedido para votar em trânsito, não é possível desistir dele. Quem pediu o voto em trânsito e, por qualquer motivo, não comparece ao local indicado tem que justificar a ausência na eleição.

Voto em seção com acessibilidade

Os eleitores com alguma deficiência têm até esta quinta-feira (18) para solicitar à Justiça Eleitoral a possibilidade de votar em seções especiais com acessibilidade. As rampas e/ou elevadores para que eleitores com dificuldade de locomoção transitem devidamente não estão disponíveis em todas as seções eleitorais. 

O eleitor pode pedir a transferência de seu local de votação, se for o caso, para uma das seções especiais. Para isso, ele deve ir a um cartório eleitoral pessoalmente, portando um documento oficial com foto ou ser representado por um curador, apoiador ou procurador.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário