Prazo para que candidatos e partidos prestem contas parciais termina nesta terça-feira (13)
Os dados serão divulgados pelo sistema de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais do TSE na próxima quinta
Foto: Reprodução/Agência Brasil
Os candidatos e partidos devem encaminhar, até esta terça-feira (13), o registro de suas movimentações financeiras desde o início da campanha à Justiça Eleitoral. O documento deve conter as transferências do Fundo Partidário e do Fundo Eleitoral, além dos valores recebidos e gastos entre os dias 16 de agosto e 8 de setembro.
Com base no último boletim do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), divulgado na segunda-feira (12), menos de 2% das siglas e de 16,8% das candidaturas entregaram a prestação ao Tribunal.
Todos aqueles que disputam o pleito, inclusive vices e suplentes, devem enviar o relatório, mesmo que o registro da candidatura não tenha sido autorizado. Também devem prestar contas, os que renunciaram à candidatura, desistiram ou foram substituídos, ainda que não tenham feito campanha.
De acordo com a Justiça Eleitoral, a falta da prestação de contas parcial justifica uma infração grave, que deverá ser apurada durante o julgamento da prestação de contas final. As declarações que não representam à real movimentação financeira também devem ser analisadas.
Os dados disponibilizados pelos candidatos e partidos serão divulgados pelo sistema de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais do TSE na próxima quinta-feira (15).