Prazo para recurso no programa "Mais Médicos" encerra hoje; resultado será divulgado na quinta-feira
Candidatos têm a oportunidade de contestar resultado preliminar do programa antes da divulgação final
Foto: Reprodução
Os candidatos que desejam contestar o resultado preliminar do programa "Mais Médicos" têm até esta segunda-feira (12), para entrar com recurso. A listagem com os nomes dos selecionados foi publicada na última sexta-feira (9). O processo de recurso deve ser realizado diretamente no Sistema de Gerenciamento de Programas (SGP), plataforma do Ministério da Saúde utilizada pelos gestores municipais de saúde e pelos médicos para adesão e inscrição no programa.
O Ministério da Saúde avaliará os recursos e divulgará o resultado dos selecionados e os respectivos locais de atuação na próxima quinta-feira (15). Após a divulgação, os candidatos contemplados terão entre os dias 16 e 22 de junho para confirmar o interesse pela vaga no mesmo site de inscrição do "Mais Médicos".
Médicos que ainda aguardam o registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) terão até o dia 30 de junho para confirmar sua participação no programa. Caso um candidato não confirme o interesse na vaga e no local designado, ele será excluído do chamamento.
O programa "Mais Médicos" oferece 5.970 vagas distribuídas em 1.994 municípios, sendo mil vagas inéditas para a Amazônia Legal. O objetivo é preencher vagas ociosas dos últimos quatro anos, principalmente em regiões de vulnerabilidade social, de difícil acesso e historicamente carentes de profissionais médicos.
A seleção dos médicos leva em consideração critérios como formação, titulação e experiência profissional, com prioridade para médicos brasileiros registrados no país. São considerados critérios adicionais, como residência médica em medicina da família e comunidade, título de especialista em medicina de família e comunidade concedido pela Sociedade Brasileira de Medicina da Família e Comunidade (SBMFC), e especialização em saúde da família oferecida pelo Sistema de Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), entre outros.
O programa "Mais Médicos" registrou um recorde de inscrições, com mais de 34 mil profissionais cadastrados para o 28º ciclo do programa em 2023. A expectativa é que os médicos selecionados comecem a atuar até o fim deste mês, reforçando o atendimento na atenção primária à saúde, especialmente em áreas de extrema pobreza. O objetivo do governo federal é contar com 28 mil profissionais no "Mais Médicos" até o final de 2023, beneficiando mais de 96 milhões de brasileiros com atendimento médico de entrada no Sistema Único de Saúde (SUS).
No Ceará, foram autorizadas 328 vagas em 112 cidades, sendo 91 delas concentradas em Fortaleza, de acordo com o edital do programa.