Economia

Preço da passagem aérea sobe 45% em março e pode afetar retomada do setor

Alta é influenciada pelo câmbio e valor do petróleo

Por Da Redação
Ás

Preço da passagem aérea sobe 45% em março e pode afetar retomada do setor

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Um levantamento realizado pelo buscador de viagens Kayak indicou um aumento de até 45% no preço das passagens aéreas no Brasil durante a primeira quinzena de março deste ano, na comparação com o mesmo período de fevereiro.

A pesquisa revelou que o maior aumento foi registrado para quem quer viajar para Florianópolis (SC), com 45%. A porcentagem varia de conforme o destino: 41% para Brasília e 40% para as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. A busca considera apenas o destino, sem especificar a origem.

Houve ainda aumento em outros serviços prestados pelas companhias aéreas, como o despacho de bagagens que teve alta de 6% nos preços, dependendo da companhia e categoria do bilhete.

Essas altas podem impactar na retomada do setor, cujos reajustes acompanham o mercado internacional com os preços do câmbio e do petróleo.

Em uma tentativa de evitar impactos mais severos sobre suas operações com a alta do preço do querosene de aviação, as empresas estão adotando uma série de iniciativas, como a mudança em suas rotas. Exemplo disso é que a Latan adiou sua estreia em seis novas bases para junho e agosto, bem como postergou a inauguração de cinco novas rotas para julho.

Processo semelhante ao da Azul, que informou que a continuidade do atual cenário "poderá adiar uma retomada mais vigorosa da oferta de voos no país, assim como a inclusão de novas cidades e novas rotas e frequências entre aeroportos que já contam com serviço aéreo".

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário