Economia

Preço de venda e locação de imóveis comerciais recua 0,55% em novembro

Variação negativa acumulou para 1,08% considerando os últimos 12 meses

Por Da Redação
Ás

Preço de venda e locação de imóveis comerciais recua 0,55% em novembro

Foto: Reprodução/ Agência Brasil

O preço médio de venda de imóveis comerciais no Brasil recuou 0,55% em novembro, segundo dados divulgados pelo índice FipeZap, nesta terça-feira (22). A variação negativa faz com que a queda acumulada nos últimos 12 meses atingisse 1,08%. O levantamento considera imóveis com até 200 metros quadrados. 

Também foi analisado a leve redução nos valores referentes ao aluguel, quando for registrado uma queda de 0,19% nos preços durante o mesmo período. 

Segundo o FipeZap, a queda chama ainda mais a atenção se comparado à variação da inflação em novembro, que foi positiva. O  Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por exemplo, registrou alta de +0,89%. Já o Índice Geral de Preços do Mercado (IGPM), da Fundação Getulio Vargas, foi de 3,28%.

No caso do preço médio de venda, a variação negativa foi movida pelo comportamento do preço médio especialmente em Porto Alegre (-1,10%), Florianópolis (-0,86%), Salvador (-0,77%), Belo Horizonte (-0,72%) e Curitiba.

Já a redução no preço médio do aluguel teve motivação pelo declínio do valor dos imóveis nas seguintes cidades: Rio de Janeiro (-0,74%), Belo Horizonte (-0,58%), Curitiba (-0,30%), Campinas (+0,27%) e Niterói (-0,12%).

Entre todas as dez cidades monitoradas pelo Índice FipeZap Comercial, São Paulo se destacou com o maior valor médio para venda de salas e conjuntos comerciais de até 200 m² (R$ 9.615), e para locação de imóveis do mesmo segmento (R$ 43,93).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.