Preço do aluguel comercial avança 0,91% no 1º semestre
Dados são do o Índice FipeZap Comercial
Foto: Agência Brasil
Dados do Índice FipeZap Comercial, divulgados nesta terça-feira (27), apontam que o preço médio de locação de salas e conjuntos comerciais de até 200 metros quadrados apresentou aumento de 0,91% no primeiro semestre de 2021. No mesmo período, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que inclui segmentos como o da alimentação, teve elevação de 3,77%, e o IGP-M, que abrange setores como materiais de construção e câmbio, variou 15,08%.
De acordo com a pesquisa, o crescimento dos preços de locação no mês de junho foi influenciado pelo avanço de +0,11% no preço médio de locação. As variações positivas registradas no Rio de Janeiro (+0,40%), em São Paulo (+0,30%) e em Campinas (+0,14%) se sobrepuseram aos recuos nas demais cidades observadas para a composição do índice.
O Fipezap também monitorou os municípios de: Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Brasília (DF), Salvador (BA) e Niterói (RJ). O valor médio do metro quadrado de imóveis comerciais anunciados nas cidades monitoradas foi de R$ 8.396, no caso de imóveis comerciais anunciados para venda, e de R$ 37,35, entre aqueles destinados para locação.