Preço do diesel aumentou 96% nos últimos três anos
Valor do litro atingiu na última semana R$ 6,943, o maior preço da série histórica desde 2004
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O preço do óleo diesel aumentou 96% nos postos de combustíveis no Brasil nos últimos três anos. De acordo com dados do departamento Sindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e Federação Única dos Petroleiros (FUP), o reajuste nas refinarias foi de 165% no mesmo período.
O valor do litro registrado nos postos entre os dias 15 e 21 de maio, pela Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP), atingiu R$ 6,943, o maior preço da série histórica, desde 2004.
No início desta semana, o presidente Jair Bolsonaro (PL) demitiu o presidente da Petrobras, José Mauro Coelho, por ele ter se recusado a vender o combustível com desconto aos consumidores. O Brasil não é autosuficiente em diesel e depende exclusivamente de importação para suprir as demandas. Diversas empresas empresas internacionais atuam na importação do diesel no país atualmente.
Ao portal R7, o economista do Dieese, Clovimar Cararine, explicou que o governo federal tem buscado dividir a responsabilidade do aumento dos combustíveis com os estados. No entanto, para ele, reduzir os impostos não resolve o problema.
“O preço do diesel é formado pela refinaria, o preço do biodiesel, os tributos federais e estaduais, a margem das distribuidoras e dos postos de gasolina. Essa é a composição do preço do diesel. O ICMS, o principal imposto estadual, contribuía com 14,6% no preço do diesel em 2012. Hoje, é 14,2%, um pouco menor”, afirma.