Economia

Preços de medicamentos aumenta até 10,89% a partir desta sexta (1°)

Resolução foi divulgada pela CMED, em publicação no Diário Oficial da União

Por Da Redação
Ás

Preços de medicamentos aumenta até 10,89% a partir desta sexta (1°)

Foto: Reprodução/R7

O governo decretou que os preços de medicamentos passarão por reajuste a partir desta sexta-feira (1º). Os remédios terão aumento de até 10,89%, informou a Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), em publicação no Diário Oficial.

"Esta resolução entra em vigor na data da sua publicação", descreve o texto publicado no Diário Oficial.

As farmacêuticas tem permissão para aplicar a alteração a partir desta sexta, mas aguardam as empresas definirem os novos preços, já que os percentuais são os de reajustes máximos. Esse percentual de alta já havia sido antecipado pelo Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma).

A resolução aprovada pela CMED determina o percentual máximo de 10,89% para as 3 classes de medicamentos e de perfil de concorrência da substância: nível 1, nível 2 e nível 3.

Essa correção fica acima da inflação do ano anterior. Em 2021, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) estava em 10,06%. A diferença ficou ainda mais evidente no ano passado, quando o reajuste autorizado foi de até 10,08% para os medicamentos, ante uma inflação de 4,52% no ano anterior.

Através do CMED, órgão vinculado à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o governo monitora o reajuste de preços de medicamentos periodicamente – estabelecendo o aumento máximo que esses produtos podem atingir no mercado brasileiro.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário