Prefeitura abre inscrições para cursos gratuitos de audiodescrição e braille em Salvador
Iniciativa oferece oportunidades de capacitação em acessibilidade, com certificado de conclusão garantido
Foto: Jefferson Peixoto/ Secom PMS
A partir desta segunda-feira (26), a Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), disponibilizará inscrições para dois cursos gratuitos focados em acessibilidade: audiodescrição e braille. Ambos os cursos oferecem certificado de conclusão e serão realizados presencialmente.
As inscrições para o curso de audiodescrição estarão abertas até o dia 1º de março, podendo ser realizadas através do link. As aulas terão início no dia 5 de março e seguirão até 23 de abril, sempre às terças-feiras, das 8h às 12h, na sede do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Comped), localizada no bairro de Nazaré.
A audiodescrição, um recurso de tecnologia assistida, permite que pessoas com deficiência visual tenham acesso às informações contidas em imagens virtuais. Durante o curso, os participantes aprenderão a descrever imagens estáticas, como cards e outras presentes nas redes sociais. A carga horária total é de 40 horas.
Para o curso de braille, as inscrições estarão abertas até o dia 2 de março, também através de link. As aulas terão início em 6 de março e se estenderão até 15 de abril, acontecendo às quartas-feiras, das 8h às 12h, na sede do Comped, em Nazaré. Os alunos serão instruídos sobre o alfabeto braille, sua origem, regras de escrita, pontuação e outros sinais gráficos.
Além desses cursos, a Sempre tem planos para oferecer outras capacitações voltadas à promoção da acessibilidade, incluindo o curso de Soroban, Orientação e Habilidade para profissionais de turismo e Língua Brasileira de Sinais (Libras), este último previsto para abril.