Prefeitura coloca Unidades básicas como pontos de urgência para pacientes com Covid-19
Segundo Bruno Reis, quatro pontos tiveram o funcionamento remodelado
Foto: Divulgação
O prefeito de Salvador, Bruno Reis, informou nesta quinta-feira (11), durante coletiva virtual, que a prefeitura remodelou o funcionamento de quatro Unidades da Saúde da Família (USF) para serem pontos de urgências que operarão em regime 24 horas, durante todos os dias da semana. A medida é uma estratégia municipal para garantir assistência aos pacientes com Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, em Salvador.
A iniciativa será implantada nas USFs de Pirajá, Itapuã, Imbuí e IAPI até a próxima segunda-feira (15). Cada estrutura contará com três leitos exclusivos para infectados com a Covid-19, sendo dois de enfermaria e um de estabilização. “Iniciamos essa manobra transformando as unidades básicas para terem leitos de observação. Se necessário for, conseguiremos intubar pacientes enquanto é realizada a regulação para um hospital”, disse o prefeito.
Segundo ele, os novos pontos foram planejados e aparelhados especialmente para atender as situações de urgência e emergência, dispondo de medicamentos, cardioversor, monitor, oxímetros, respirador, cilindros de oxigênio entre outros equipamentos.
A gestão dos quatros espaços ficará a cargo da Fundação ABM de Pesquisa e Extensão na Área da Saúde (Fabamed). O valor para a manutenção de cada unidade é de R$468,2 mil mensal e o prazo de vigência do contrato é de 30 dias, podendo ser prorrogado conforme a necessidade.
Atendimento
Ainda de acordo com Bruno Reis, os serviços de saúde ofertados na USF Pirajá, considerando as áreas prioritárias da Atenção Primária à Saúde, como hipertensão, diabetes, controle da tuberculose, hanseníase, doença falciforme e pré-natal serão remanejados para a Escola Municipal Alexandrina Pita, localizada na Rua Elísio Mesquita. Os atendimentos seguirão de segunda às sextas-feiras, nos dois turnos da manhã e tarde, das 8hs às 17hs.
Já os serviços complementares (curativo, coleta de material para exames laboratoriais, vacinação, marcação de consulta para outras especialidades e outros exames ofertados no município e dispensação de medicamentos básicos) continuarão acontecendo no próprio posto de saúde. “Iremos manter o atendimento à saúde e essa USF funcionará como uma UPA avançada para dar apoio às pessoas que estão necessitando”, disse Bruno Reis.
Nova estrutura
Bruno Reis disse ainda que na sexta-feira (12), a Prefeitura deve colocar em funcionamento o novo hospital de campanha na Estação Cidadania de Itapuã, duas semanas após o anúncio da montagem da estrutura. O espaço será gerido pelo Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil e terá dez leitos de UTI e 40 de enfermaria.